sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SARARTE

TEMA: Poesia e Artes Plásticas
AREAS DE CONHECIMENTO: Artes, Língua Portuguesa e Movimento e Corpo.
TURMAS ENVOLVIDAS: EJA e PHE
TEMPO PREVISTO: 4º Bimestre
PROFESSORES: Jaldinez, Simone, Ivoneides, Vera, Wilmar
Coordenadora de Educação: Kelma Régia
SUPERVISOR: Paulo César
ORIENTADORA PEDAGÓGICA: Deusilene Maciel
FAIXA ETARIA: EJA - a partir de 14 anos e PHE a partir de 06 anos

Justificativa:
...até parece de mentira e até parece de verdade.
Só é verdade no mundo de quem gosta
de inventar, como você e eu.

Clarice Lispector
O I SARARTE é um projeto criado pelo Centro Educacional SESC Ler de Paraíso, com objetivo de divulgar a arte e qualquer manifestação que venha dela, o qual os alunos e pessoas da comunidade serão envolvidos, com o intuito de levá-los a participar das diversas formas de manifestações artísticas que será abordada dentro do tema.
Poesia e Artes Plásticas temas que serão trabalhados neste primeiro sarau, justifica-se pela a necessidade de estimular os alunos a ter um olhar diferenciado para a diversidade cultural: artes plásticas, música, prosa, poesia, dança, dramatização e outros. Dessa forma para incentivar o sentimento, o poder de criação individual e coletivo dos alunos envolvidos no processo de ensino, será proposto para o PHE: leitura e ilustração de alguns poemas de Vinicius de Morais, Cecília Meireles e Elias José. Já para os alunos da EJA, com base nos temas amor, paz, vida e liberdade estarão propondo poemas que trazem esses temas como títulos, para estudo, produções e consecutivamente apresentações de recitais, jograis e peças teatrais no momento da culminância.
Dessa forma, acredita que este trabalho é um convite para os alunos vivenciarem momentos de ensino e aprendizado, confrontando idéias, pesquisando, compartilhando conhecimentos através de rodas de conversas mediadas pelos professores, no qual acontecerá durante o processo.



Produto Final

Realização do Sarau de poesias e artes plásticas com a participação dos alunos, professores, pais e familiares e comunidade em geral, folder que contenha poesias escritas, exposições das produções de artes plásticas das crianças do PHE e apresentações artísticas em que os alunos apresentarão recitais de poemas, jograis, peças teatrais, danças e outros.

Objetivo geral:

Divulgar a arte e qualquer manifestação que venha dela, o qual os alunos e pessoas da comunidade serão envolvidos, com o intuito de levá-los a participar das diversas formas de manifestações artísticas que serão abordadas dentro do tema “Poesia e Artes Plásticas”.

Distribuição:
Obs: Os conteúdos e objetivos específicos estarão organizados dentro de cada projeto das turmas, conforme o tema escolhido pelos grupos.

PHE

Obs.: De acordo o livro “Antologia de Poesia Brasileira Para Criança – Vários autores Editora Girassol” será proposto estudos dos poemas e escolha de alguns para ilustração.










EJA
Obs.: Será desenvolvido o estudo de poemas de acordo os temas escolhidos para cada turma.













Recursos
Material Pedagógico R$ 300,00
Ornamentação R$ 250,00
Transporte R$ 50,00
Avaliação

Ao final do projeto espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer características do texto poético, expressar-se e apresentar-se em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia escolhida, na produção escrita e ilustrada.

Referencias Bibliográficas:
Projeto Político Pedagógico, SESC LER de Paraíso;
Proposta Pedagógica do SESC LER;
Proposta Pedagógica do PHE
Livros Literários;
Internet.




Embora o SESC tenha tido a preocupação de difundir a artes em suas várias dimensões, acredita-se que ainda é um grande desafio sensibilizar os alunos a gostar, apreciar e principalmente produzir artes, portanto é fundamental que comecem este projeto fazendo um informativo aos pais dos alunos do PHE, falando da importância desse primeiro SARARTE, pois precisamos que estejam envolvidos, incentivando seus filhos na leitura, escrita e produção e que possam está participando da culminância, pois acreditamos ser um grande momento de aprendizados, trocas de experiências, respeito pelo outro, dentre outros. Quanto aos alunos da EJA a roda de conversa é um excelente recurso para apresentar que pretendemos e fazer o levantamento das expectativas do grupo.
Na roda de conversa tanto da EJA como do PHE será apresentado as obras literárias que darão suporte ao trabalho, com a intenção de deixá-los bem curiosos com as perguntas: Vamos estudar sobre o que? Quem gosta de poemas? Quem gosta de pintura? Quem já escreveu um poema?
Deixe que os alunos falem e expressem seus entendimentos sobre o assunto, fazendo os registros das falas;
Levam para sala recursos que possibilitam o encontro das respostas que os alunos procuram: vários poemas, jornais, revistas, reportagens, vídeos, imagens e outros;
Registro no flipchart, de maneira que possam guardar todas as informações;
Depois que conseguirem descobrir a respostas, façam com que se reportem aos conceitos dados no inicio por elas e, percebam se realmente faz sentido com o que compreenderam depois das pesquisas;
Ofereça livros variados de poesias de autores como Cecília Meireles, Cora Coralina, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Sérgio Caparelli, Mário Quintana, entre outros.
Acomode os alunos em roda, escolha poesias e leia para a turma. Expresse os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
Crie um mural de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.
Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
Proponha ao grupo a idéia de organizar um sarau (apresentação) de poesias. Cada um deve memorizar uma poesia (empreste o livro ou o texto para que possam levar para casa e tenha auxílio de um adulto para decorar). Mesmo que não saiba ler convencionalmente, o aluno pode estabelecer relações entre o que é falado e o que está escrito, pois tem o texto sabido de cor.
Promova situações de escrita a partir de algumas poesias. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras). Os textos memorizados retiram a dificuldade de saber o que escrever fazendo com que as crianças ainda em fase de alfabetização inicial possam pensar somente no como escrever. A tarefa é facilitada, no caso das poesias, pelas rimas e repetições das palavras. Você poderá também promover jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir de poesias já memorizadas pelos alunos.
Promova a produção de um folder para ser distribuído no dia do sarau. Você poderá propor a escrita das poesias em duplas. Neste caso, o aluno com hipóteses mais avançadas podem ser as responsáveis pela escrita e as demais responsáveis por ditar o texto a ser escrito. É importante prever situações de revisão da escrita (para que os alunos possam avançar em suas produções) e porque o folder precisará estar com a escrita convencional uma vez que será distribuído ao público.
Grave vídeo na câmara fotográfica das declamações e promova tematizações da apresentação. Os alunos fazem uma auto avaliação quanto à entonação e expressão de voz, fluência, ritmo e dicção durante a declamação, além de buscar estratégias para aperfeiçoar sua apresentação.
Finalize a organização do sarau, com inscrições de outros participantes, convite e apresentação.



Paraíso do Tocantins-TO/ Novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário