São muitas as perguntas que surgem no cotidiano da sala de aula, de perguntas interessantes a perguntas às vezes consideradas inconvenientes. Como educador temos que construir respostas juntamente com nossos alunos, através de novos questionamentos, instigando aos alunos a não se contentarem com respostas simples e medíocres.
Uma maneira interessante de se posicionar diante destes questionamentos, é ter paciência em parar para ouvir o aluno, nunca demonstrar desinteresse diante das dúvidas que nossos alunos têm, pois às vezes o que pode não ser interessante para você, pode ser de extrema importância para o aluno. Observando que isto não impeça que trabalhemos nosso conteúdo programado ou planejado, devemos associar estas dúvidas aos nossos conteúdos.
Acredito que temos que usar o conhecimento prévio do aluno em favor do conteúdo a ser explorado, pois ele já ter certo conhecimento leva ao questionamento, e do questionamento a discussão, tornando a aula mais interessante.
Usar esta abordagem de questionamento em sala de aula pode fazer com nossa aula fique mais rica, pois não existem respostas aos questionamentos sem uma boa participação dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário